Adeus! Corpo de Pelé é sepultado em Santos
Velório durou 24 horas. O corpo do Rei foi sepultado no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica.
Foto: Alexandre Battibugli/VEJA.
O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o "Rei Pelé", foi sepultado na tarde desta terça-feira (3), em Santos, no litoral Paulista. A cerimônia de sepultamento ocorreu no Memorial Necrópole Ecumênica e foi fechada para 120 familiares e convidados.
O velório do Rei ocorreu no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, e teve início na segunda-feira (2) às 10h, e foi encerrado nesta terça-feira , no mesmo horário. Ao todo, cerca de 230 mil pessoas passaram pelo estádio para se despedir de Pelé.
A cerimônia com a presença de amigos, torcedores, jogadores, ex-jogadores e autoridades, como prefeitos, presidentes de associações do futebol e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Na manhã desta terça-feira (3), o presidente Lula acompanhado da primeira-dama, Janja, também compareceu ao velório, A esposa de Pelé, Marcia Aoki, e os filhos do ídolo, Joshua Arantes, Edinho, Flavia e Kelly Nascimento, estiveram presentes ao longo dos dois dias de cerimônia.
“Não tem ninguém comparável a Pelé em se tratando de jogador de futebol, de ser humano, e do comportamento, fino e educado que ele tinha. Ele foi muito para o Brasil, para a cidade de Santos, para o Santos, para São Paulo e para o mundo”, disse Lula, em depoimento à Santos TV .
Foto: Amanda Perobelli/Reuters.
Após o velório, o caixão seguiu em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, durante um cortejo de aproximadamente 13 quilômetros, até o prédio do Memorial Necrópole Ecumênica. Por todo o caminho, milhares de moradores se posicionaram pelas ruas do para aplaudir o eterno Rei do Futebol.
Pelé estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro, onde tratava de um tumor no cólon. O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava "progressão oncológica", com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.
Pelé morreu no início da tarde do dia 29 de dezembro, aos 82 anos.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters.
Comments