Agentes de Saúde enfrentam dificuldades no combate a Dengue
Como se não bastasse as dificuldades enfrentadas pelos agentes de saúde e da Força Tarefa do Governo Estadual, no combate à Dengue, os motoristas do carro fumacê estão sendo ameaçados por certos moradores de Ibiá.
A informação foi divulgada ontem (15), pelo prefeito Hélio Silveira (PP), em seu programa de rádio semanal.
“Os motoristas dos carros fumacê receberam ameaças de morte, caso volte a passar em frente de determinada casa”, disse o prefeito.
O caso foi muito lamentado pelo prefeito que está preocupado com a situação da Dengue na cidade. Somente neste ano, foram registrados 58 casos da doença em Ibiá. Ele pede o apoio e a colaboração da população para reverter esse quadro na cidade.
O trabalho realizado pelo carro fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é feito com inseticida que é liberado em forma de gás. O produto deve permanecer em suspensão no ar de 40 minutos a uma hora e meia, e atinge apenas os mosquitos em fase adulta, impedindo sua reprodução.
É recomendado que as famílias deixem portas e janelas abertas durante a passagem do carro para que o gás entre nas residências e o combate seja mais eficaz.
Além da estratégia de combate, é necessário a mobilização da população. Ações como manter a caixa d’água limpa e fechada, limpar os quintais, eliminar garrafas e depósitos que possam acumular água, fechar sacos de lixo, não deixar pneus em locais descobertos, podem ajudar ainda mais na eficácia na pulverização.
O SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE
As dificuldades aumentam quando as pessoas não permitem que os agentes entrem em seus domicílios para orientá-los no combate a doença e recolher materiais em desusos, que possam se transformar em criadouros do mosquito da Dengue.
Durante os trabalhos realizados pela Vigilância Sanitária em 2014, já foram encontrados 13.065 depósitos de possíveis criadouros do mosquito da Dengue. Um número considerado muito alto, pelo porte da cidade de Ibiá.
Prejudicar o trabalho dos agentes de saúde e pessoas que trabalham no combate a Dengue, só faz com que as notificações da doença aumentem cada vez mais. As pessoas precisam se conscientizar que a Dengue é perigosa e pode até matar.
Comentários