Aumento explosivo dos casos de dengue em Minas Gerais coloca população em alerta
- ibiaemfoco
- 22 de jan.
- 2 min de leitura
Quadro epidêmico alerta população e autoridades intensificam ações de combate ao mosquito. Três mortes suspeitas estão sendo investigadas.

Os casos de dengue em Minas Gerais quase quadruplicaram em apenas sete dias, conforme divulgado no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). O número de casos confirmados subiu de 536 para 2.123, um aumento alarmante de 296%. Já os casos prováveis - que englobam os confirmados e aqueles ainda aguardando resultados de exames - também apresentaram um crescimento significativo, passando de 2.075 para 6.741 no mesmo período. Além disso, três mortes suspeitas por dengue estão sendo investigadas.
De acordo com o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde, foi registrado um óbito por dengue em Minas Gerais. No entanto, a SES-MG ainda não confirmou essa morte, esclarecendo que a divergência de informações pode ocorrer devido à cronologia do contágio dos pacientes. A investigação ainda está em andamento.
A SES-MG emitiu uma nota explicando que as diferenças entre os dados estaduais e federais ocorrem em função dos filtros aplicados para a obtenção dos dados epidemiológicos. Esses filtros incluem critérios como ano de início dos sintomas, ano epidemiológico de sintomas, ano de notificação, entre outros relacionados a casos notificados, prováveis e descartados. Além disso, o sistema online atualizado constantemente pelos municípios pode causar divergências na data de extração dos dados.
Para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, cidades da Região do Alto Paranaíba iniciaram ações intensificadas. Em Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba, drones equipados com tecnologia avançada serão utilizados para identificar possíveis focos do mosquito. Já em Araxá, além da utilização de drones, as equipes de combate estão realizando ações estratégicas, como distribuição de panfletos, palestras em empresas, visitas domiciliares e mutirões de limpeza para conscientizar a população e eliminar os focos do mosquito.
Em 2024, Minas Gerais enfrentou uma epidemia de dengue sem precedentes. O estado registrou 232.789 casos confirmados e 372 óbitos em investigação até março. A situação foi tão grave que o governador decretou estado de emergência em saúde pública em janeiro.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) relatou que o número de casos prováveis chegou a 194.801 em fevereiro, superando qualquer valor anterior. A alta de casos foi atribuída ao fenômeno El Niño, que criou condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Para combater a epidemia, foram implementadas várias medidas, incluindo a vacinação de crianças e adolescentes, a abertura de leitos específicos para pacientes com dengue e a realização de mutirões de limpeza.
Ainda assim, a dengue continuou a ser um desafio significativo para a saúde pública no estado, com um aumento exponencial de casos e óbitos.
コメント