Baixa umidade relativa do ar em Ibiá exige cuidados com a saúde
Imagem: Econlife Saúde
Os Idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias são os que mais sofrem nesta época do ano. A baixa umidade relativa do ar, combinada aos baixos índices pluviométricos, a relativa intensidade dos ventos e alta concentração de poluentes provoca o aumento de casos de complicações respiratórias.
Hoje (12) em Ibiá a umidade relativa do ar atingiu 29%, o que significa que temos que tomar cuidados especiais com a nossa saúde.
Dentre os principais sintomas estão a tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda falta de ar e respiração ofegante. Considerados como grupo de risco, as crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, podem sentir os efeitos mais graves e apresentar riscos de manifestações das doenças.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar menores que 30% caracterizam estado de atenção, entre 20% e 12% significam estado de alerta e abaixo dos 12% é considerado estado de alerta máximo.
ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ ENFRENTAR DIAS MAIS SECOS
– Beba mais água do que o normal, ou outros líquidos não alcoólicos
– Molhe a boca e narinas com água, várias vezes durante o dia (a parte interna das narinas pode ficar muito ressecada e o esforço de assoar o nariz pode causar o rompimento dos delicados vasos sanguíneos, o que gera sangramento)
– Atenção com os olhos porque também tendem a ficar ressecados. Molhe-os com água ou use colírios adequados.-Atenção especial com as crianças e pessoas idosas, não apenas com a situação de ar muito seco, mas com o calor e o sol em excesso.
– O uso de aparelhos umidificadores dentro de casa também aumenta os níveis de umidade no ambiente, deixando-os em padrões confortáveis para a saúde humana.
– Panos molhados nos cantos do ambiente interno ou bacias com água ajudam a aumentar a umidade do ar.
– O uso de cremes hidratantes no corpo ajuda a renovar a umidade da pele que também tende a ficar ressecada na situação de índices de umidade do ar muito baixos.
Comments