Cafeicultores de Campos Altos brilham no 2º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado
- ibiaemfoco
- 2 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Produtora de Ibiá é destaque em sustentabilidade no evento promovido pela Emater-MG e Sicoob Crediara.

Os cafeicultores do município de Campos Altos se destacaram na segunda edição do Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado, promovido pela Emater-MG e Sicoob Crediara. A premiação foi realizada na sexta-feira (29/11), em solenidade no município de Araxá.
Marcelo Assis Nogueira, produtor de Campos Altos, conquistou o título de Grande Campeão do concurso, recebendo a maior nota geral pelo café produzido em sua propriedade. Ele também venceu na categoria Café Cereja Descascado, reafirmando a excelência de seu trabalho na produção de grãos especiais. Na mesma categoria, Campos Altos também garantiu o segundo lugar com Maria Clara Sant Anna de Carvalho.
Na categoria Café Natural, o primeiro lugar foi conquistado por Flávio Márcio Ferreira da Silva, também de Campos Altos, consolidando a liderança do município na competição.
Outro destaque foi a produtora Maria Abadia Guimarães Borges Santos, do município de Ibiá, que recebeu o prêmio de Destaque em Sustentabilidade, pela adoção de práticas inovadoras e sustentáveis na cafeicultura.
Um concurso que valoriza a qualidade e a sustentabilidade
O concurso reuniu 35 amostras de café arábica produzidas em 2024 nos municípios de Araxá, Sacramento, Tapira, Perdizes, Ibiá, Pratinha e Campos Altos. Os participantes concorreram nas categorias: Natural e Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, sendo avaliados por uma comissão de oito jurados que analisaram aspectos físicos e sensoriais, como umidade, cor, sabor e acidez.
Das 18 amostras que atingiram notas superiores a 85 pontos, segundo a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), sete pertenciam ao programa estadual Certifica Minas Café, que orienta os produtores na adoção de boas práticas agrícolas e normas internacionais.
Para o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Resende, o evento é uma celebração da qualidade e do potencial dos cafés do Cerrado.
“O concurso destaca o potencial da nossa região na produção de cafés especiais. Com alta pontuação, os grãos refletem a dedicação dos produtores e o suporte técnico da Emater-MG, que tem contribuído para o aprimoramento das práticas agrícolas e a valorização do café local”, afirmou.
Premiação
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam prêmios em dinheiro de até R$ 1.750,00, além de uma cesta de produtos do Sicoob Crediara. A iniciativa busca não apenas estimular a produção de cafés de alta qualidade, mas também promover a geração de renda e a sustentabilidade na cafeicultura regional.
Vencedores por categoria
Café Natural
1º Flávio Márcio Ferreira da Silva – Campos Altos
2º Ciro Sousa Alvarenga – Pratinha
3º José Severino de Paula Neto – Araxá
Café Cereja Descascado
1º Marcelo Assis Nogueira – Campos Altos
2º Maria Clara Sant Anna de Carvalho – Campos Altos
3º Édson Luiz Ignácio – Tapira
Grande Campeão
Marcelo Assis Nogueira – Campos Altos
Produtora Destaque em Sustentabilidade
Maria Abadia Guimarães Borges Santos – Ibiá
Comments