Dengue: Ibiá registra mais de 100 casos e uma morte está sob investigação
Minas Gerais vive o maior pico de casos de dengue em toda a história do estado, com 250.164 casos prováveis e 26 mortes contabilizadas até o momento.
A cidade de Ibiá está enfrentando um aumento preocupante no número de casos de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram confirmados 119 casos da doença e uma morte está sendo investigada por suspeitas da doença. Este cenário reflete um quadro mais amplo em Minas Gerais, que vive o maior pico de casos de dengue em toda a história do estado, com 250.164 casos prováveis. Os casos confirmados já chegam a 86.184 sendo contabilizado até o momento 26 mortes. Somente nas últimas 24 horas o estado registrou 6 óbitos, com outros 147 casos em investigação. Esses novos dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde na manhã de quarta-feira (21).
Situação de Emergência em Minas Gerais
Devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya, Minas Gerais foi declarado em situação de emergência. Essa determinação, assinada pelo governador Romeu Zema, permite que o governo acelere os processos para a aquisição de insumos e materiais para o tratamento médico dos pacientes.
Aumento Expressivo em Relação a 2023
Nos meses de janeiro e fevereiro, o estado registrou cinco vezes mais casos se comparado ao ano de 2023. O monitoramento ressalta que, com relação ao mesmo período de 2023, houve um aumento nos casos prováveis de 107,2%, que são os notificados após exclusão dos descartados. Já são 1.289 casos prováveis em 2024 contra 622 em 2023.
Distribuição dos Casos e Medidas Preventivas
O painel do governo aponta que as mortes por dengue foram registradas em várias cidades, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Conselheiro Lafaiete, Morro da Garça e Cataguases. A cidade com mais casos prováveis notificados de dengue é Belo Horizonte, seguida de Itabira, Contagem, Ribeirão das Neves e Betim.
A orientação dos órgãos de saúde é procurar as unidades básicas para ter acompanhamento médico e manter a hidratação. É importante ressaltar que, caso a pessoa apresente os sintomas característicos da dengue, é preciso evitar a automedicação, pois determinados medicamentos podem causar a forma mais grave da doença, a hemorrágica.
Confira a lista de todos os municípios que já registraram mortes por dengue:
Belo Horizonte (5)
Conselheiro Lafaiete (3)
Cordisburgo (2)
Mateus Leme (2)
Ribeirão das Neves (2)
Arceburgo (1)
Betim (1)
Bocaiúva (1)
Cataguases (1)
Contagem (1)
Crucilândia (1)
Lagoa Santa (1)
Monte Belo (1)
Morro da Garça (1)
Nepomuceno (1)
Sarzedo (1)
Sete Lagoas (1)
O aumento alarmante de casos de dengue em Ibiá e em todo o estado de Minas Gerais requer atenção e ação imediata por parte das autoridades de saúde e da população.
Sobre a Dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela pode causar diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, dor muscular, abatimento, cansaço, dor nas articulações, perda do apetite, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e até manchas vermelhas pelo corpo.
O monitoramento da dengue mostra que houve um aumento nos casos prováveis em 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Os casos prováveis são aqueles notificados após a exclusão dos casos descartados. Em 2024, já foram registrados 1.289 casos prováveis, enquanto em 2023 foram registrados 622 casos prováveis.
É importante destacar que, caso uma pessoa apresente os sintomas característicos da dengue, é necessário evitar a automedicação, pois certos medicamentos podem causar a forma mais grave da doença, conhecida como dengue hemorrágica.
Embora não haja um tratamento específico para a dengue, é recomendado procurar as unidades básicas de saúde para acompanhamento médico e manter-se hidratado.
Comments