Do campo à competição: O sucesso do café de Ibiá no concurso de Minas Gerais
Adivaldo Barbosa de Meneses conquistou o segundo lugar na categoria café Natural Cerrado Mineiro.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, organizado pela Emater-MG, todos os anos revela novos produtores de grãos com excelência. Um dos destaques deste ano foi o produtor rural de Ibiá, Adivaldo Barbosa de Meneses que participou, pela primeira vez da competição, conquistando o segundo lugar na categoria café Natural Cerrado Mineiro, com pontuação de 87,7. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 11 de dezembro, na sede da empresa, em Belo Horizonte.
O café campeão é produzido na Fazenda São José que também produz grãos, alho, cebola e, mais recentemente, arroz. O produtor que é natural do município de Tiros, no Alto Paranaíba, foi criado em São Gotardo, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e, por influência do pai, pecuarista, sempre tiveram contato com as atividades rurais junto com os 16 irmãos.
A atividade cafeeira foi iniciada em Matutina, no ano de 1986, com a formação de 50 ha de café. Em 2004, a atividade foi expandida para município de Ibiá, somando hoje uma área de 240 ha em produção. Em 2012, Adivaldo recebeu a certificação Rainforest, demonstrando o compromisso com a agricultura sustentável e recentemente, juntamente com os filhos Netto, Felipe e Maria Augusta, e esposa Maria, voltou os olhos para o mercado em crescimento com foco em qualidade.
Com um contrato formalizado com um especialista em torrefação e preparo de cafés especiais e apostando na qualidade do grão, o produtor resolveu participar do concurso. A inscrição foi feita no nome do filho Felipe, que trouxe sorte para a família, colocando o café produzido pela família no ranking dos campeões. A expectativa, agora, é manter o foco em qualidade e expandir a produção para o mercado de cafés especiais.
Comments