EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO MORRE EM SÃO PAULO
Morreu hoje, no hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, o Senador de Minas e ex-presidente da República, Itamar Franco, aos 81 anos, vítima de câncer. Itamar estava internado desde o dia 21 de maio.
Eleito senador pelo PPS de Minas Gerais no ano passado, Itamar estava licenciado do cargo depois para realizar o tratamento contra a doença e, segundo os médicos, vinha respondendo bem às sessões de quimioterapia.
No dia 27 de junho, porém, boletim médico mostrou que o senador havia contraído uma pneumonia grave e foi transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) do hospital. A leucemia havia sido detectada após o presidente realizar exames devido a uma forte gripe.
Itamar assumiu a Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Seu governo foi marcado por uma coalizão de partidos com o objetivo de garantir a governabilidade e a estabilidade democrática após o processo de impeachment que mobilizou a sociedade e os crescentes problemas econômicos, como a escalada da inflação.
Entre os feitos de Itamar como presidente está a aprovação do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) que, em 1996, passou a se chamar CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Ele tentou concorrer nas eleições presidenciais de 2002 e 2006, mas perdeu a indicação do partido novamente para outros candidatos. Em 2009, Itamar anuncia sua filiação ao PPS e, no ano seguinte, disputa as eleições para o Senado.
O presidente foi eleito senador por Minas com 5.125.455 de votos. Seu primeiro suplente é José Perrela de Oliveira Costa.
Ele também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003.
O corpo de Itamar Franco será velado em Juiz de Fora e posteriormente em Contagem onde será cremado no mesmo local do ex-vice-presidente José Alencar. A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do amigo e ofereceu o Palácio do Palnalto para realização das últimas homenagens . A família de Itamar ainda não manifestou formalmente a respeito da oferta.
Itamar Augusto Cautiero Franco
* 28/06/1930
+ 02/07/2011
Comments