Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito reúne milhares de fiéis em Ibiá
Um dia inesquecível para muitas famílias de Ibiá. Um dia para agradecer e louvar. Foi assim o domingo em Ibiá com a realização da 58ª Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A festa teve início no último dia 8 de julho e se encerrou ontem (17), com a procissão que reuniu cerca de 30 grupos de Congados e Moçambique de Ibiá e de várias cidades da região, como Araxá, Sacramento, Cachoeirinha, Campos Altos, Serra do Salitre, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Rio Paranaíba, Lagoa Formosa entre outros.
O prefeito de Ibiá, Hélio Silveira (PP) esteve de manhã na Matriz São Benedito e participou da recepção dos ternos visitantes. O deputado estadual, Bosco (PTdoB) acompanhado do vice-prefeito Gillianno Gilles, também esteve na Matriz.
A Santa Missa Conga, aconteceu pouco depois das 10 horas da manhã e logo em seguida os grupos de Congados e Moçambique seguiram para a casa dos festeiros, onde foi servido um almoço especial.
Chegada da Procissão
As 15 horas, após se reunirem na Praça Santa Cruz, os congadeiros seguiram junto com a procissão até a Matriz de São Benedito. Durante o percurso os religiosos mostraram, através da dança e da música, suas devoções aos Santos festeiros, levando a alegria, paz e agradecimento as famílias presente na festa.
Congadeiro emocionado, falou sobre a festa.
“Essa festa acontece por infinitos motivos. Hoje vivemos em um mundo cheio de coisas tristes e uma de nossas missões é espalhar alegria entre os povos, da forma que Nossa Senhora deseja. O povo de Ibiá está de parabéns. Demostra todos os anos seu amor pela Nossa Mãe e por São Benedito. Vou embora com o coração repleto de amor. Obrigado Ibiá!”
Sr. Francisco recepcionando ternos visitantes
A grande Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito já é uma tradição no município e acontece há 58 anos. O Sr. Francisco, Rei Congo da Festa, se orgulha de ser reconhecido como um importante personagem da criação da festa e por batalhar durante anos para conseguir o seu devido reconhecimento.
Após muitas lutas e batalhas, em ações que envolveram, Prefeitura, Paróquia de São Benedito e Associação de Congos e Moçambique de Ibiá, chegaram a grande vitória. Esse ano a festa já aconteceu como sendo, Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de Ibiá e Minas Gerais.
Comments