Governo de Minas anuncia compra de 747 ventiladores pulmonares com dinheiro da Samarco
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
O governador Romeu Zema anunciou, nesta segunda-feira a compra de 747 ventiladores pulmonares. Por meio da Advocacia-Geral do estado (AGE-MG), em uma atuação com o Ministério Público e com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o estado conseguiu autorização da Justiça Federal para adquirir os equipamentos que serão utilizados no combate ao coronavírus (covid-19).
O recurso vem de parte da quantia depositada em juízo pela Samarco, após o desastre socioambiental causado pelo rompimento de uma barragem da mineradora, em novembro de 2015, em Mariana.
“Em Minas Gerais, trabalhamos dia e noite para combater o coronavírus. Nossa atuação rápida tem surtido resultados. Temos hoje 3% dos leitos de UTI com pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Esses respiradores ajudarão muito na continuidade das ações no estado”, afirmou Zema.
“A AGE-MG se empenhou, por determinação do governador Romeu Zema, na liberação do recurso, via homologação judicial, para a prevenção, o controle e a contenção da Covid-19”, disse o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.
O valor da compra será de R$ 43.965.000. Os respiradores foram aprovados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e, segundo a proposta comercial, a programação para a entrega ocorrerá nos meses de junho, julho e agosto. Metade do dinheiro será paga à vista.
Por: Agência Minas
Comments