Grupo de congado é alvo de ataque com ovos em Uberlândia
Atualizado: 14 de jul. de 2023
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia, responsável pela festa do Congado, classificou a ação vomo "vexatória e humilhante".
Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, depois que um grupo de congadeiro foi atacado com ovos jogados da sacada de um prédio.
O episódio aconteceu na noite de domingo (9) na Rua Professor Pedro Bernardo, no Centro da cidade.
Segundo informações da PM, os congadeiros participavam da celebração da Bandeira do Aiso, evento que abre a festa do Congado em Uberlândia. Ainda conforme os militares a rua foi interditada para a passagem dos congadeiros.
Ovos foram atirados da sacada de um prédio. Imagem: Whatsapp/Reprodução.
Vídeo gravado por um dos integrantes do terno Moçambique Estrela Guia, mostra os ovos quebrados no asfalto. ( Veja o vídeo no final da matéria).
No momento da ocorrência haviam cerca de 400 pessoas passando pela rua, entre adultos e crianças. Segundo o boletim de ocorrência, os ovos foram atirados do alto do edifício, sendo os autores não identificados pelo solicitante e por nenhuma outra pessoa que se encontrava no local.
A celebração da Bandeira do Aviso, que ocorre aos domingos, é vista como o início das festividades. Nesse dia, os grupos de Congado, que participam da festa, se encontram na Igreja do Rosário para receberem a benção das bandeiras. Em seguida, eles saem pelas ruas da cidade tocando seus instrumentos musicais.
As celebrações ocorrem entre julho e outubro e são consideradas apatrimônio cultural imaterial de Uberlândia.
Em nota, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia, responsável pela festa do Congado, lamentou o ocorrido e chamou a situação de "vexatória e humilhante".
"Esperamos que os responsáveis pela ação vergonhosa sejam identificados e punidos de acordo com a lei. E que atos como esse continuem no passado e não no futuro de uma cidade que se quer rica economicamente e culturalmente", afirma a nota.
A Polícia Civil informou que "estão sendo realizadas as atividades de polícia judiciária a fim de apurar a motivação e as circunstâncias que permearam os fatos e identificar e localizar os autores".
Com informações de G1.
Comments