Ibiá celebra a 64ª Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
O principal dia da festa foi comemorado neste domingo (10), reunindo um grande público na Praça de São Benedito.
Foi um grande sucesso a realização da 64ª Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ibiá. Realizada pela Paróquia de São Benedito e Associação dos Congados de Ibiá, a festa contou com o apoio da Prefeitura de Ibiá e de populares que, mais uma vez, não mediram esforços para garantir o brilho das homenagens.
Foi 10 dias de festa, que atraiu a atenção dos fiéis para o evento religioso mais aguardado na região. Foi um momento de devoção, gratidão e alegria, seguindo a tradição que transforma a cidade pela materialização da fé.
O grande momento da festa foi realizado neste domingo (10), quando a cidade recebeu vários ternos de Congadas vindos de vários municípios da região. A programação da festa teve início logo pela manhã, às 6h, com a alvorada festiva e recepção dos ternos de religiosos, indicando que o dia seria de muita festa e devoção. Após a chegada dos ternos visitantes, aconteceu a Santa Missa Conga, celebrada pelo Monsenhor José Magno do Nascimento.
Padre Vicente acompanha a procissão de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Nossa equipe registrou momentos que serão eternizados na história da Paróquia de São Benedito. A expressão de fé dos congadeiros e moçambiqueiros contagiaram os fiéis, que caminharam em procissão, da Praça Santa Cruz até a Matriz de São Benedito, mostrando a riqueza da devoção e gratidão à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A chegada dos congadeiros na Praça São Benedito mostrou a riqueza cultural envolvendo o canto, dança e espiritualidade cristã. A prefeita Marlene Silva, ao lado do vice-prefeito Felisberto Paiva e do pároco Vicente, agradeceram a presença dos ternos de Congadas, entregando aos capitães, uma medalha ao final de cada apresentação.
A Paróquia de São Benedito agradeceu o apoio recebido, principalmente dos festeiros que, voluntariamente, se doaram para realizar o evento. Como de costume, os festeiros ofereceram café da manhã e almoço para os ternos de congadas que participam da festa, além de outras atividades substanciais para a realização da festa
Por manter a maioria de suas características durante anos e pela grande importância junto à sociedade, a festa foi tombada pelo município de Ibiá como patrimônio imaterial. Tradicionalmente a festa é celebrada na terceira semana do mês de julho e esse ano, por motivo de força maior, as festividades aconteceram em outubro. Em 2023 a festa volta a ser realizada em julho.
Nova Matriz
A Paróquia de São Benedito apresentou ao seus fiéis um projeto de reforma e ampliação da Matriz de São Benedito. Conforme o novo projeto, a igreja terá 715 m² e acomodará 560 pessoas sentadas.
Com a ampliação, a Matriz de São Benedito passará a ser o maior templo religioso católico de Ibiá.
Comments