Ibiá está na lista de cidades em MG que podem ter tempestade e ventos de 100km/h nos próximos dias
Há uma possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 50 a 100 milímetros por dia.
Após uma onda de calor intensa, os moradores de Minas Gerais devem se preparar para uma mudança abrupta no clima neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade para 704 cidades do estado, que estará válido a partir das 10h de sábado (18) até as 12h de domingo (19). Ibiá está entre os municípios que podem ser afetados por essa condição climática adversa.
De acordo com o Inmet, há uma possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 50 a 100 milímetros por dia. Essas precipitações podem ser acompanhadas por ventos intensos, com velocidades variando entre 60 km/h e 100 km/h. Além disso, há riscos de queda de granizo, cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e possíveis alagamentos.
Diante desse cenário, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco leve de quedas e descargas elétricas. Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também aconselha evitar o uso de aparelhos eletrônicos enquanto estão conectados à tomada e, em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
É importante ressaltar que, até sábado, o risco de tempestades é menor. No entanto, algumas cidades de Minas Gerais estão em alerta amarelo - um nível mais moderado - de tempestades entre sexta-feira (17) até as 10h de sábado (18). Durante esse período, segundo o instituto, 504 municípios mineiros podem enfrentar chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, além de ventos intensos variando entre 40 km/h e 60 km/h. O Inmet também alerta para a possibilidade de queda de granizo e um baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e possíveis alagamentos.
Veja na lista a seguir algumas cidades das regiões do Triangulo e Alto Paranaíba que também estão inclusas na lista do Inmet.
Araxá;
Campos Altos;
Carmo do Paranaíba;
Cruzeiro da Fortaleza;
Ibiá;
Lagoa Formosa;
Patos de Minas;
Patrocínio;
Pedrinópolis;
Perdizes;
Pratinha;
Rio Paranaíba;
Sacramento;
Santa Juliana;
São Gotardo;
Serra do Salitre;
Uberaba;
Uberlândia.
Comments