Ibiá já tem prefeito diplomado
A cidade de Ibiá já tem um prefeito diplomado e apto a assumir o cargo no próximo dia 1º de janeiro. O juiz de direito Renato Zouain Zupo, diplomou Hélio Silveira (PP) como novo prefeito de Ibiá.
Ontem (27) a Ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carmem Lúcia, não reconheceu o pedido feito por Hélio Silveira de fazer uma nova proclamação dos eleitos, com a diplomação dos candidatos que obtiveram a maioria da votação válida, excluindo os votos conferidos ao candidato Paulo Jibóia (PSDB), já que o mesmo teve o registro de sua candidatura cassada pelo TSE. A Ministra alegou entre outras razões, não ser de competência do TSE, decidir sobre a diplomação de eleitos nos pleitos municipais.
Ainda ontem Hélio Silveira entrou com um pedido de diplomação junto ao TRE mineiro onde, desta vez, obteve êxito. Hélio Silveira foi diplomado prefeito mas, ainda responde um processo por captação ilícita de sufrágio, o qual já foi condenado pela justiça em primeira instância, mas conseguiu uma liminar suspendendo essa decisão. Hélio aguarda julgamento de seu caso, em segunda instância e se for condenado, ainda poderá recorrer no TSE, última instância da justiça eleitoral. O primeiro colocado nas eleições de Ibiá, Paulo Jibóia, entrou com um pedido de embargos de declaração opostos em face do acórdão que proveu o recurso do vereador eleito, Rogério Henrique (PCdoB) e também, aguarda uma definição da justiça. Paulo teve o registro de sua candidatura cassada pelo TSE, no último dia 06 de dezembro, em decisão unânime. Hélio Silveira já trabalha para formação de sua equipe de governo e sabe que terá muito trabalho a fazer a partir do próximo dia 1º. A situação da saúde em Ibiá, talvez seja o maior desafio que terá pela frente. NOSSA OPINIÃO Essa história, com toda a certeza, não acaba aqui. O pedido de embargo, feito por Paulo Jibóia, ainda será julgado e toda essa história de compra de votos, com direito a filmagens, praticado por Hélio Silveira, recém diplomado prefeito de Ibiá, terá, em um futuro qualquer, cenas decisivas. Só não sabemos quando tudo isso será resolvido pois, somos sábios o quanto é moroso o nosso Poder Judiciário. No mais, o que temos a dizer disso tudo é, BOA SORTE IBIÁ!
Comentarios