Imagem: Agência Minas
A cidade de Ibiá, através de ação do deputado Bosco junto ao governador Antônio Anastasia, foi inclusa no programa “Ver Minas”, do Governo Estadual. A proposta do programa é oferecer assistência oftalmológica clínica e cirúrgica, em Unidades Móveis, às pessoas acima de 50 anos de idade, que necessitam desde uma simples consulta até mesmo uma cirurgia mais complexa, como a de catarata.
O atendimento será realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica.
As unidades, que têm capacidade para realizar, cerca de 800 consultas, 3.200 exames e 250 cirurgias, por dia, irão contar com médicos oftalmologistas e oferecer até 30 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.
Com a iniciativa, o Governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira que estão dentro da faixa etária priorizada pelo Programa. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo. Atualmente, a doença está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de quatro milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença.
O atendimento em Araxá, será realizado entre os dias 11 e 16 de abril.
Kommentare