Ibiá vai sediar o 1º Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar
Acontece em Ibiá no próximo dia 02 de dezembro no Anfiteatro da Câmara Municipal, o 1º Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.
A agricultura familiar representa cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Esse percentual demonstra a importância desse setor na alimentação do povo brasileiro bem como na subsistência dos produtores rurais e suas famílias. Desde 2003 o Governo Federal bem como os governos estaduais vêm aprimorando suas políticas públicas para auxiliar a agricultura familiar, agregando valor e renda às famílias produtoras.
Por outro lado, emerge a questão da segurança alimentar está intimamente ligada à produção de alimentos. Dados do Center of Disease Control and Prevention informa que a cada ano cerca de 48 milhões de pessoas tornam-se doentes; 12.800 são hospitalizadas e 3.000 morrem de doenças de origem alimentar (CDC, 2011). O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi criado em 15 de setembro de 2006 a fim de assegurar o direito humano á alimentação. Sua ênfase é na condução de políticas que “assegurem a todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável (grifo nosso) (Santilli, 2009).
Com o tema Ações Sustentáveis, o Seminário tem o objetivo de promover a conscientização de agricultores familiares em relação à importância da adoção de boas práticas agrícolas de forma a agregar valor e renda aos produtos e transferir conhecimento sob a forma de palestras e de debates ministrados por especialistas de instituições comprometidas com a agricultura familiar. O principal alvo do evento é os agricultores familiares, assentados, sindicatos, associações, federações e cooperativas e demais entidades da agricultura familiar e técnicos de assistência técnica e extensão rural, dirigentes dos setores público e privado e demais interessados.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO
9 horas – ABERTURA OFICIAL
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: MODELOS E TENDÊNCIAS
Secretaria de Agricultura Familiar
Ministério do Desenvolvimento Agrário
9h30min – SEGURANÇA ALIMENTAR: BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E FABRICAÇÃO DE
ALIMENTOS
Claudia Lúcia de Oliveira Pinto
Farmacêutica Bioquímica
EPAMIG
DEBATE
10h30min – BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA CADEIA PRODUTIVA DA PIMENTA
Cleide Maria Ferreira Pinto
Pesquisadora EMBRAPA / EPAMIG
DEBATE
11h45min – INTERVALO ALMOÇO
14 horas – AGRICULTURA RACIONAL FAMILIAR COM VISTAS À PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS E FONTES DE ENERGIA EM SUBSTITUIÇÃO AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Rogério de Paula Lanna
Pesquisador e professor
Departamento de Zootecnia
Universidade Federal de Viçosa
DEBATE
15 horas – MARKETING RURAL PARA AGREGAÇÃO DE VALOR DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Giovanni Weber Scarascia
Presidente do Instituto Brasil
Membro credenciado da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio
DEBATES
INTERVALO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PARA OS ASSENTAMENTOS DE IBIÁ E PRATA: CENÁRIO ATUAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA 2012
Marcus Lélis Lopes
Consultor
INSTITUTO BRASIL
ENCERRAMENTO OFICIAL
Fonte: Instituto Brasil – Gestão Estratégica de Competências
Comments