Ibiá é inserida em rota de plano regional de trens de passageiros
Projeto do Governo de Minas pretende colocar nos trilhos a volta do trem de passageiros no Triângulo e Alto Paranaíba.
Imagem: VLI/Divulgação
Em criação desde o ano passado, o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais foi finalizado pelo estado neste mês e encaminhado ao Ministério da Infraestrutura. O estudo inclui 10 rotas regionais de trens de passageiros elegíveis a serem instituídos em Minas Gerais e uma proposta que serviria a cidade de Ibiá.
Inicialmente, o estado apresentou 23 propostas de trens regionais de passageiros, mas apenas 10 foram consideradas elegíveis para fazer parte do plano estratégico de ferrovias. Aspectos socioeconômicos, frequência de viagens de cada trecho e estimativa da demanda de serviços são considerados para determinar as rotas prioritárias identificadas no documento.
Inicialmente pesquisou duas rotas de trens partindo de Uberaba: uma para Araguari e outra para Ibiá. No entanto, a versão final do plano unifica essas duas partes e propõe um percurso de 503 quilômetros de Araguari a Campos Altos.
De acordo com o projeto, a rota terá oito estações ligando por meio ferroviário as cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ponte Nova, Santa Juliana, Araxá, Ibiá e Campos Altos. A previsão de duração do trajeto é de 9 horas no total.
A proposta do governo do estado de Minas Gerais é dividir o negócio de carga existente com o de passageiros. A tarifa da classe econômica está estimada em 6,98 reais e a do vagão executivo em 18,72 reais, mas não é informado se o valor é por trecho ou rota completa.
O trem regional deve operar 27 dias por mês e pode transportar 285 passageiros por vez. A pesquisa mostra que 36.150 pessoas estão interessadas em viajar de trem todos os meses, em comparação com 469.890 e 96.365 para carros e ônibus respectivamente.
Comentários