Massa de ar frio provoca queda brusca de temperatura em Minas Gerais
da Fé registrou -5ºC sendo a temperatura mais baixa do estado. Em Ibiá a mínima foi de 4ºC.
Maria da Fé registrou a menor temperatura do estado. Imagem: William Siqueira/Divulgação.
Conforme previsto há poucos dias, a chegada de uma enorme quantidade de ar frio, vindo do Sul do país, voltou a baixar a temperatura em Minas Gerais e novos recordes foram anotados na madrugada desta terça-feira (20).
do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte tem a temperatura mais baixa do ano. Entre 4h e 5h da manhã, o termômetro da Estação Meteorológica da Pampulha mostrava uma temperatura de 7,6°C. O recorde anterior, nos núltimos 5 dias no mesmo local, foi 8,8°C. Na estação Cercadinho, na região oeste, a temperatura foi de 8°C. A temperatura mais baixa de Minas Gerais em 2021 foi registrada no município de Maria da Fé, com -5°C.
A previsão é que o frio dure a semana inteira. Em reportagem publicada pelo Jornal Estado de Minas, Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet, explicou o fenômeno:
“A massa (de ar frio) já começou a agir ontem à noite, diminuindo a temperatura e provocando geadas no Sul. De maneira geral, haverá frio principalmente no Sul, Oeste, Triângulo e Central, além da Zona da Mata. Hoje se estende até o Norte e Leste de Minas, que podem ter mínimas abaixo de 10°C”, explicou.
O intenso frio também derrubou a temperatura em Divinópolis, que registrou 4°C. Em Conceição das Alagoas, há 56 km de Uberaba, registrou -0,9 ° C.
Imagem: Rua Vinte, Ibiá-MG.
Em Ibiá os termômetros registraram 4ºC, com sensação térmica de 0ºC. Alguns moradores relataram geadas em certas áreas da cidade. De acordo com o Inmet, a temperatura mínima para os próximos 5 dias na cidade, deve girar em torno de 12ºC e a máxima ficará em 25ºC.
Comments