Minas Gerais intensifica campanha de vacinação para crianças e adolescentes
- ibiaemfoco
- 4 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Estado distribui mais de 1,9 milhão de doses para atualizar carteiras de vacinação e garantir proteção contra diversas doenças.

Belo Horizonte (MG) – Em um esforço para garantir a imunização da população mais jovem, o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), realiza entre os dias 04 e 29 de novembro a Campanha Estadual de Multivacinação. A iniciativa visa atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, oferecendo diversas doses de imunizantes contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B, HPV, meningite e outras.
Para alcançar a meta de imunização, foram distribuídas mais de 1,9 milhão de doses para os municípios mineiros. “Quem não tiver registrado, por qualquer motivo, as doses administradas de acordo com o calendário nacional, poderá atualizar o documento vacinal”, afirma o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
Dia D de vacinação
No dia 23 de novembro, um sábado, será realizado o Dia D da campanha, com mobilização em todas as unidades de saúde do estado. A iniciativa busca intensificar a procura pela vacinação e garantir que o maior número possível de crianças e adolescentes esteja protegido contra doenças preveníveis por vacina.
Quais vacinas estão disponíveis?
Durante a campanha, serão oferecidas as seguintes vacinas:
Tríplice Viral
Hepatite B
Papilomavírus Humano (HPV)
Hepatite A
Rotavírus Humano
Meningocócica ACWY
Meningocócica C
Pneumocócica
Pentavalente
Febre Amarela
Poliomielite
Covid-19
Importância da vacinação
Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a taxa de imunização em Minas Gerais vem apresentando um crescimento gradual nos últimos anos. No entanto, ainda há um público que precisa ser alcançado para garantir a cobertura vacinal ideal, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
“A imunização é uma das medidas mais importantes de prevenção a doenças e a falta do documento vacinal não é impedimento para que os usuários se vacinem. É só procurar a unidade de saúde mais próxima, com o documento de identidade. Inclusive, pais e responsáveis também podem aproveitar o momento para atualizar seu próprio cartão”, esclarece a coordenadora Estadual do Programa de Imunização, Josianne Dias Gusmão.
Onde se vacinar?
Para saber o local de vacinação mais próximo, entre em contato com a unidade de saúde de seu município.
Lembre-se: A vacinação é a melhor forma de proteger a sua família e a comunidade. Não deixe de participar da campanha!
Comments