Médico é preso sob suspeita de estuprar paciente com câncer de mama durante consulta em MG
Danilo Costa, de 46 anos, também é investigado por outros cinco casos de abuso sexual. Hospital afastou o profissional e colabora com as investigações.
Um caso chocante de violência sexual abalou moradores de Itabira, na Região Central de Minas Gerais. O mastologista Danilo Costa, de 46 anos, foi preso nesta terça-feira (4) sob suspeita de estuprar uma paciente com câncer de mama durante uma consulta no Hospital Nossa Senhora das Dores. O crime ocorreu no dia 24 de janeiro e denunciado após a vítima, moradora de Montes Claros, chegar em casa em estado de choque e relatar o abuso à família.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, registrado pela filha da vítima, o médico teria fechado a porta do consultório, encostou a vítima na parede, levantou a saia dela e a estuprou. Após o ato, ele entregou uma receita para a vítima e agendou uma nova consulta em 90 dias. Antes de liberá-la, Danilo Costa orientou que a vítima saísse pelo corredor lateral para "não ser percebida". A mulher, que é paciente oncológica e em tratamento há anos com o médico, passou por exame de corpo de delito.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) investiga ainda outras cinco denúncias de abuso sexual envolvendo o mastologista. As vítimas, com idades entre 35 e 52 anos, incluem pacientes e funcionárias do hospital. Segundo o delegado João Martins Teixeira, responsável pelo caso, os relatos das demais vítimas incluem toques indevidos, beijos forçados e situações de agarrão. "Este caso da paciente oncológica foi o de maior violência", destacou o delegado.
O advogado de Danilo Costa, Hermes Vilchez Guerrero, afirmou que a acusação "não procede" e que a defesa está tomando medidas para reverter a prisão. Enquanto isso, o médico foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece a disposição da justiça.
O Hospital Nossa Senhora das Dores emitiu uma nota repudiando o ocorrido e informou que afastou o profissional de suas funções até que as investigações sejam concluídas. A instituição também afirmou que está colaborando com as autoridades.
Homenagem recente contrasta com acusações
Em agosto de 2022, Danilo Costa recebeu um "Voto de Congratulações" da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos "expressivos resultados obtidos no tratamento do câncer de mama" em Itabira e em outros 28 municípios da região. A homenagem contrasta com as graves acusações, deixando a situação ainda mais chocante para a comunidade.
A Polícia Civil reforça o pedido para que outras possíveis vítimas denunciem casos de abuso, garantindo total confidencialidade. O caso segue sob investigação, e o Ministério Público já requereu a suspensão do passaporte do médico.
A comunidade local e pacientes do hospital expressaram indignação com o ocorrido, enquanto as autoridades trabalham para apurar todos os fatos e garantir justiça às vítimas.
Comentarios