top of page
Buscar

No dia de Santos Reis, nome de ibiaense é lembrado no Sul de Minas


Hoje é dia de Santos Reis, e como manda a tradição a data é comemorada com muita festa. Em Minas Gerais está concentrada a maior parte dos foliões devotos dos Três Reis Santos.

Falando das comemorações de hoje, o site da Tv Uai do Sul de Minas publicou uma matéria a respeito do assunto, e nela foi citado o nome do ibiaense Aílton José Furtado, fundador e capitão da Folia “Três Reis”.

“A festa começa com a chegada da corte (rei, rainha, pajem, alferes, mordomos, palhaços, fidalgos e capitão), com o menino Jesus nos braços. O grupo vai de casa em casa tocando tambores, violas e pandeiros, e entoando canções tradicionais. Adereços, como o estandarte, com a imagem do Divino Espírito Santo, representado por uma pomba, fitas coloridas e uma coroa também fazem parte da festa e são conduzidos pelo pajem do grupo. A Folia de Reis se desloca visitando as casas e cabe à dona da residência oferecer alimentos e bebidas aos foliões e aos que os seguem.

É função do palhaço arrecadar donativos para distribuição a comunidades carentes. O mascarado, dentro de casa ou mesmo no terreiro, dança a mazurca, o samba, a valsa ou a chula e faz versos para a plateia e para os donos da casa. Nos versos, que na maioria das vezes são improvisados, o palhaço pode contar sua história, sua função na folia, falar sobre futebol, notícias de jornal, ecologia, entre outras coisas. Esses versos são utilizados como uma brincadeira para recolher o dinheiro oferecido pelo público.

Exemplos claros dessa tradição em terras mineiras são Raimundo José da Costa, 79 anos, de Itaúna, que participa da Folia de Reis Padre Eustáquio desde os 7 anos, e Ailton José Furtado, 65 anos, de Ibiá, que é capitão e fundador da Folia Três Reis e participa da festa há 23 anos. ´É uma emoção muito grande participar da folia, primeiro porque eu gosto muito de toda a festa e, segundo, porque é muito importante manter a tradição dos reis magos´, afirma Raimundo que, atualmente, é responsável pelos versos e trovas que garantem as doações.

Em Ibiá, a folia é tão importante que foi criada a Nova Associação de Folias de Reis de Ibiá. ´Nós nos reunimos em uma grande festa, sempre no primeiro domingo de agosto, junto com outros grupos da cidade e da região. Só em 2011 foram 22 folias participantes´, relata Ailton”.

Leia a publicação na íntegra no site da Tv Uai.

Parabéns ao Sr. Aílton, que mantém a tradição há muitos anos em Ibiá, levando ao povo uma mensagem de fé que proporciona aos nossos corações muita paz e alegria.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page