Onda de Calor: São Romão (MG) Registra a Maior Temperatura do Brasil
Além de São Romão, Minas Gerais teve outras duas cidades entre as sete mais quentes do Brasil. Especialistas recomendam que a população tome medidas para se proteger.
São Romão, cidade localizada no Norte de Minas, se destacou nesta segunda-feira (25), como a mais quente do Brasil, com termômetros marcando impressionantes 43º Celsius, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse registro colocou a cidade mineira, localizada a mais de 500 quilômetros de Belo Horizonte, no topo da lista das cidades mais quentes do país para este dia.
Além de São Romão, Minas Gerais teve mais duas cidades entre as sete mais quentes do Brasil. Nova Porteirinha e Janaúba, municípios vizinhos também localizados no Norte de Minas, registraram 41,6º C, consolidando a presença do estado na lista das altas temperaturas.
Confira o ranking das cidades mais quentes do Brasil nesta segunda-feira:
1. São Romão (MG): 43,0°C.
2. Porto Murtinho (MS): 42,8°C.
3. Oeiras (PI): 42,4°C.
4. Três Lagoas (MS): 42,0°C.
5. Picos (PI): 41,6°C.
6. Nova Porteirinha (MG): 41,6°C.
7. Janaúba (MG): 41,6°C.
A situação extrema de calor levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta vermelho de grande perigo em 12 estados, incluindo Minas Gerais e o Distrito Federal, com prazo estendido de domingo para terça-feira. Bahia, Distrito Federal e Maranhão foram adicionados à lista de estados com risco à saúde devido às altas temperaturas.
Diante dessa onda de calor, especialistas recomendam que a população tome medidas para se proteger, como evitar exposição prolongada ao sol, manter-se hidratada e cuidar dos animais de estimação, que também podem sofrer com as altas temperaturas. Esta é uma situação que requer atenção e precaução por parte de todos os afetados por esse calor intenso em diversas regiões do Brasil.
Comments