Prefeitura de Ibiá amplia por mais sete dias medidas restritivas de combate ao coronavírus
De acordo com a Secretaria de Saúde, as medidas são fundamentais para evitar a propagação do vírus causador da doença.
A Prefeitura de Ibiá decidiu, em reunião na manhã desta sexta-feira (05), através do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que irá estender por mais sete dias as medidas restritivas conforme resolução publicada no dia 19 de fevereiro. Com esta decisão a venda e distribuição de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais do município, inclusive por meio de entrega à domicílio, vão continuar proibidas por mais uma semana. Outras medidas como a restrição do horário de funcionamento do comércio, também serão mantidas.
Uma nova medida foi incluída na resolução. A partir do próximo domingo, dia 7, ficam proibida a presença de crianças menores de 12 anos dentro de supermercados ou em estabelecimentos de grande circulação de pessoas. De acordo com a secretária de saúde, Tânia Quintino, a medida servirá pra evitar o contágio do vírus, já que a maioria das crianças não está usando máscaras.
Segundo a secretária as medidas impostas nessa última resolução foram fundamentais para que os números de contágios na cidade reduzissem de forma considerável. Entre os dias 3 e 4 de março, houve apenas 2 registros da doença na cidade, que tem 22 casos ativos, conforme boletim divulgado ontem (04) pela prefeitura. Este é o menor registro de casos ativos dos últimos 90 dias.
Apesar da redução no número de casos, Ibiá corre o risco de ser inclusa na Onda Roxa do Programa Minas Consciente, do governo estadual. Medida esta que já esta valendo para os municípios que integram as Macrorregiões Triangulo do Norte e Noroeste.
Segundo o Estado, a Onda Roxa prevê medidas mais restritivas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus, como restrição de circulação nas ruas em qualquer horário e barreira sanitária. Elas serão impostas pelo Estado às prefeituras que estão à beira do colapso do sistema de saúde.
Sem Leitos de UTI
Cidades do Triangulo Mineiro vive um drama com a falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Araxá, uma das principais cidades do Triangulo Sul, que atualmente está na onda vermelha do programa Minas Consciente e responsável pelo atendimento de pacientes graves de Ibiá e cidades vizinhas, chegou a 100% de ocupação em seus leitos de UTI, que são destinados a pacientes com covid-19.
Em Uberlândia também não existem vagas em UTI. O município informou que na última quarta-feira, dia 3, foram contabilizados 25 óbitos, batendo novo recorde na cidade.
コメント