top of page
Buscar

Prefeitura de Ibiá inicia vacinação contra HPV


A Prefeitura Municipal de Ibiá, através da Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (10) a Campanha Nacional  de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vacina é destinada a meninas de 11 a 13 anos e será aplicada em todas as escolas públicas e privadas e nas unidades de saúde do município. 

A prefeitura divulgou um calendário de vacinação que vai ocorrer nas escolas do dia 10 ao dia 20 de março. Caso alguma menina não receba a dose na escola, os pais ou responsáveis devem levá-la até uma Unidade de Saúde do bairro onde moram.


HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece através de verrugas, e geralmente em locais escondidos.

A principal forma de transmissão do HPV é através de relações sexuais, e é a  doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida, e geralmente as mulheres são as que mais possuem o problema. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, e se a pessoa demora muito para descobrir, o vírus pode se tornar um câncer do colo do útero, o tipo de HPV mais conhecido e grave. Para a mulher prevenir o câncer do colo do útero é importante fazer o exame chamado Papanicolau com uma certa frequência, para ter sempre controle. Apesar de ser mais difícil, a infecção pode ocorrer no homem também, porém as manifestações são menos frequentes.

O HPV pode ser classificado como baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos. A maioria das infecções são rápidas e transitórias, muitas vezes até sendo combatidas espontaneamente pelo sistema imune, principalmente pelas mulheres mais jovens.As infecções causadas pelo HPV são mais comuns na região genital, geralmente através de verrugas, e existem também as lesões que não apresentam nenhum sintoma, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.

O tratamento do HPV é  geralmente demorado, dependendo da técnica aplicada, pode demorar até dois anos. Porém se for diagnosticado a tempo, o tratamento demora menos e o vírus tende a não aparecer nunca mais.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page