Prefeitura de Ibiá, PM e Poder Judiciário lançam projeto “Encanto e Recomeço aos 15”
Meta é proporcionar um momento de atenção e carinho para as famílias
Imagem: Prefeitura de Ibiá/Divulgação
Na última terça-feira, dia 25 de Junho, a Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Ibiá e a Polícia Militar lançaram no Salão de Júri “Desembargador José Afrânio Vilela” do Fórum de Ibiá, o projeto Socioassistencial “Encanto e Recomeço aos 15”, que tem como objetivo trabalhar com adolescentes do sexo feminino com faixa etária entre 14 e 15 anos, de baixa renda, a fim de colaborar em suas vivências, proporcionar apoio, orientação e conscientização para que as mesmas conduzam sua adolescência e vida futura pautadas em bons princípios, valores e escolhas.
O objetivo é proporcionar um momento de atenção e carinho para as famílias, em especial para as jovens que foram escolhidas. O projeto não será apenas uma festa, mas várias ações que ficarão marcadas para sempre no coração de cada uma dessas jovens e das suas famílias.
Imagem: Prefeitura de Ibiá/Divulgação
“Encanto e Recomeço aos 15” tem como gestores o Capitão da PM de Ibiá, Paulo Roberto de Oliveira, idealizador do projeto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretária Marilene Aparecida de Freitas Pires, e o Juiz de Direito da Dr. José Alexandre Marson Guidi, que prontamente apoiou o Projeto.
Durante a sua apresentação o Juiz de Direito, Dr. José Alexandre falou da importância da participação de todos os segmentos da comunidade nesta reunião. E ainda ressaltou que é preciso que haja mais atenção para o público jovem, sendo que o futuro da nação está em suas mãos. “Unidos somos mais fortes e que este projeto seja o primeiro de muitos outros”, enfatizou o Magistrado.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Marilene Pires deu boas vindas aos presentes e falou da relevância deste projeto na vida das adolescentes e também colocou alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social em prol da transformação do ser humano. E pediu apoio aos presentes para concretização deste projeto.
O Capitão Paulo Roberto apresentou o projeto para os presentes e também citou como é importante o diálogo e a parceria entre os poderes. Ele ainda colocou que a Administração Municipal tem dado total suporte a Polícia Militar.
Durante o evento foi apresentado à equipe do Creas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que está trabalhando neste projeto e também os parceiros que já estão apoiando essa causa. Vários presentes na reunião se manifestaram para apadrinhar as jovens.
Este projeto passará por etapas de seleção das adolescentes segundo critérios estabelecidos pelos idealizadores. Quatorze encontros serão realizados, com palestras ministradas pelos técnicos responsáveis e policias militares, com temas relacionados a prevenção ao uso de drogas; criminalidade e segurança pública; ECA e suas implicações; educação sexual (DSTs e gravidez precoce); violência doméstica; riscos da internet e redes sociais; auto estima e fortalecimento de vínculos familiares.
As adolescentes participarão ainda de um encontro mensal na unidade do Creas para atividades grupais, com intuito de fortalecimento e emancipação pessoal.
A seleção das adolescentes seguirá os seguintes critérios:
> Ter ou completar a idade de 15 anos no ano de 2019;
> Inscrição do Cadastro Único;
> Ser beneficiário do programa Bolsa Família;
> Estar em situação de vulnerabilidade, risco pessoal/social ou violação de direitos;
> Freqüência Escolar;
> Nota escolar a partir da média;
> Freqüentar todas as ações do projeto, salvo faltas justificadas.
A culminância do projeto “Encanto e recomeço aos 15” está prevista para o dia 23 de Novembro de 2019 com o baile de debutantes no salão de festas do Parque de Exposições. (Fonte: Imprensa/Prefeitura Municipal de Ibiá)
Comments