Tradicional Festa de Congada em Uberlândia completa 145 anos
Há dois anos o evento não era realizado de forma presencial por causa da pandemia de Covid-19.
Foto: Danilo Henriques/Prefeitura de Uberlândia.
Milhares de devotos se reuniram pelas ruas centrais de Uberlândia neste domingo (9) para celebrar os 145 anos da tradicional Festa de Congada. A tradicional celebração contou com desfile ao longo da Avenida Floriano Peixoto até as apresentações e descida dos mastros na praça do Rosário. A programação do evento é de responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.
A edição deste ano foi marcada pelo retorno dos ternos às ruas após dois anos, por causa das restrições impostas pelo governo devido à pandemia de Covid-19.
O Prefeito Odelmo Leão marcou presença pela manhã deste domingo, com devoção aos Santos padroeiros no altar. Do lado externo da igreja, na festividade, ele cumprimentou os congadeiros a cada apresentação.
“O Congado é um patrimônio que encanta pela cultura e história, e somos gratos por Uberlândia ter essa tradição sendo repassada com os ternos e atrair tanta gente. São 145 anos, e pretendemos sempre fomentar a celebração pra todas as gerações”, comentou Odelmo.
Foto: Danilo Henriques/Prefeitura de Uberlândia.
Na direção administrativa da Irmandade, Cláudio Eduardo Rodrigues expôs a satisfação de ocupar as ruas com muita festa, trajes elaborados e a devoção.
“A Prefeitura é grande apoiadora da nossa festa tem alguns anos, por meio de projetos de lei, concessão de fomento e, também, apoio logístico nas mais variadas áreas. É muito significativo pela história de resistência dessa festa, cultural e religiosa”, apontou.
A tradição
A Festa do Congado é uma manifestação cultural, social e religiosa que ocorre anualmente em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito.
Tradicionalmente, os preparativos começam no mês de agosto e vão até outubro, quando são realizados desfiles, novenas, leilões e outras manifestações religiosas e culturais. A celebração é considerada patrimônio imaterial de Uberlândia desde 2008.
Com informações de G1 e Prefeitura de Uberlândia.
Comments