Uberlândia no centro de conspiração: Linhas telefônicas ligam cidade mineira a tentativa de golpe
- ibiaemfoco
- 22 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Operação da PF revela trama para assassinar Lula, Alckmin e Moraes; golpistas usavam codinomes de países da Copa do Mundo.

Uma investigação da Polícia Federal (PF) revelou uma trama golpista com o objetivo de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Quatro linhas telefônicas utilizadas pelos conspiradores foram habilitadas em uma unidade das Lojas Americanas localizada no Jardim Europa, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A ação serviu como canal de comunicação para a organização do ataque.
A trama, que foi desvendada pela PF na última terça-feira (19), envolvia militares do Exército que utilizavam codinomes de países participantes da Copa do Mundo de 2022 para se comunicar em um grupo de conversas no aplicativo Signal. As mensagens interceptadas pela polícia revelam detalhes da operação, como a escolha de locais para emboscadas e a coordenação entre os participantes.
De acordo com o relatório da PF, os chips utilizados para habilitar as linhas telefônicas foram adquiridos de forma simultânea em Uberlândia e registrados em nome de terceiros, em uma tentativa de ocultar a identidade dos verdadeiros donos. Essa prática, conhecida como "anonimização", é uma técnica utilizada por forças especiais para dificultar a identificação de seus agentes.

A Polícia Federal acredita que os conspiradores desistiram de executar o plano após o STF adiar um julgamento importante no dia 15 de dezembro de 2022. No entanto, a investigação continua em andamento para identificar todos os envolvidos na trama e esclarecer os motivos que levaram à desistência da operação.
Em nota, a rede de varejo Americanas, onde os chips foram adquiridos, informou que tomou conhecimento da situação pela imprensa e repudia qualquer tipo de ato violento que ameace a democracia. A empresa afirmou que está colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos.
Impacto da descoberta
A revelação da trama golpista causou grande repercussão no país e reacendeu o debate sobre a segurança de autoridades e a importância da defesa da democracia. A operação da Polícia Federal demonstra a existência de grupos extremistas dispostos a utilizar a violência para alcançar seus objetivos políticos.
Possíveis desdobramentos
A investigação da Polícia Federal deve ter desdobramentos importantes nos próximos meses. As autoridades buscam identificar os mandantes da operação e as motivações que levaram à tentativa de assassinato das autoridades. Além disso, a investigação pode levar à descoberta de outras células extremistas atuando no país.
Com informações da Tv Integração.
Comments